TENDÊNCIAS ALIMENTARES – NOVOS DESAFIOS, NOVAS SOLUÇÕES, NOVOS MERCADOS
Dia
Dia 6, Terça-feira
Horário
16:00-17:00
Local
Auditório LFA
Organização
LEAF-ISA/ULisboa
Programa
O setor alimentar é pautado por um cenário de constante mudança; trata-se de um mercado dinâmico e volátil. As tendências de consumo vão sendo ajustadas em função de diversos contextos, que podem envolver avanços científicos, novos conhecimentos na área da nutrição, a possibilidade de exploração de novos recursos alimentares terrestre e marinhos, ou mesmo como resultado de situações geoeconómicas, que condicionam a disponibilidade de matérias primas. Todos estes cenários têm condicionado fortemente as escolhas dos consumidores.
O setor alimentar, que assume grande protagonismo na nossa economia, tem dado uma resposta, também dinâmica, aos desafios permanentes dos consumidores. As empresas têm-se organizado no sentido de criarem estruturas colaborativas de modo a trabalharem em redes nacionais e internacionais, envolvendo empresas, universidades e estruturas de investigação. Só uma resposta interdisciplinar, envolvendo valências diversificadas, poderá gerar soluções que tenham real impacto na dinamização da nossa economia.
No Grupo 3 – Food & Feed do LEAF, temos desenvolvido diversos projetos que permitem enfatizar novas soluções alimentares ajustadas às tendências de consumo. Esse trabalho tem sido feito com as empresas e para as empresas, através de projetos estratégicos. Nesta apresentação daremos destaque ao uso das microalgas como uma fonte alimentar do futuro, apresentando, em termos gerais, os projetos YUMAlgae e DoMar, financiados pelos EEAGrant. No mesmo âmbito será apresentado o trabalho realizado na Agenda Mobilizadora Pacto da Bioeconomia Azul. Deste modo, ficará bem patente, a importância de olharmos para as fontes alimentares marinhas, como uma estratégia relevante para aliviar a pressão sobre os recursos terrestres.
A Plataforma de Valorização, Industrialização e Inovação Agroalimentar – VIIAFOOD é a agenda mobilizadora para o setor alimentar e nesse âmbito, têm sido estudadas diversas alternativas comprometidas com a saúde, a sustentabilidade e acessibilidade a todos, que prometem revolucionar o setor até 2025. Uma perspetiva global desse trabalho será partilhada neste evento.