Auditório Principal

PROJECTOS, PROGRAMAS, FUNDOS E INCENTIVOS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO – O SECTOR AGRO-ALIMENTAR EM FOCO
1. O papel da AICEP no apoio à Internacionalização, Ferramentas e Instrumentos / A Fileira Agro-alimentar e Bebidas | AICEP Portugal Global
2. Oportunidades de Financiamento no âmbito do Horizonte Europa | ANI
3. EEN-PORTUGAL, um parceiro para o seu negócio | IAPMEI
4. Projecto TASTE PORTUGAL, um canal privilegiado de internacionalização da gastronomia portuguesa, produtos e rede de abastecimento | AHRESP
INTERVENÇÕES: Fernando Quintas e Iara Margarida Martins, aicep Portugal Global; Maria João Fernandes, Ricardo Carvalho, ANI; Telma Caroça, Vanda Narciso, IAPMEI; Susana Leitão, AHRESP

ALIMENTOS DO FUTURO: ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS E NUTRITIVAS
Num cenário de mudanças globais, incluindo as alterações climáticas e o crescimento da população mundial, o desenvolvimento de processos para a produção de novos alimentos, seguros e sensorialmente apelativos para o consumidor, com impacto na saúde, economicamente rentáveis, e numa ótica de economia circular é um desafio atual.
INTERVENÇÕES: Anabela Raymundo, LEAF-ISA/ULisboa; Joana Ferreira, LEAF-ISA/ULisboa; Sónia Oliveira, LEAF-ISA/ULisboa; Cristiana Nunes, LEAF-ISA/ULisboa; Sara Simões, LEAF-ISA/ULisboa; Catarina Prista, LEAF-ISA/ULisboa; Diogo Figueira, Casa Mendes Gonçalves; Maria Ramos, Casa Mendes Gonçalves; Mayuumi Delgado, Sonae MC; Daniela Correira, Sonae MC; Maria Guerreiro, Sonae MC

KANTAR CONSUMER SAVOIR-FAIRE: A VISÃO 360º DOS PORTUGUESES
Em 2023, a Kantar em Portugal, passa a ter a completa visão 360º da compra e do consumo Fora de Casa (OOH), com uma maior amostra, novas faixas etárias, novas categorias e um scope mais alargado de recolha de refeições no seu painel de OOH (incluindo take away e delivery).
Neste evento, as oradoras Marta Santos, Clients & Analytics Director, Andreia Carvalho, Advanced Analytics Director e Carolina Jordão, Client Director, irão apresentar os principais insights e as mais recentes tendências de consumo dentro e fora de casa, com base nos painéis in-home e OOH, da Kantar. Com destaque ainda para a divulgação das primeiras quotas de mercado sobre o Quick Service Restaurants (QSR).
INTERVENÇÕES: Marta Santos, Clients & Analytics Director; Andreia Carvalho, Advanced Analytics Director; Carolina Jordão, Client Director da Kantar Worldpanel

DIETA MEDITERRÂNICA: FERRAMENTA PARA A SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR – INDÚSTRIA, DISTRIBUIÇÃO E HOTELARIA
A Dieta Mediterrânica foi distinguida, em Portugal, pela UNESCO, em 2013, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, sendo fundamental a sua promoção e disseminação, como forma de ser preservada. Trata-se de um modelo cultural abrangente que inclui o eixo da alimentação, da produção sustentável, da convivialidade e da atividade física, sendo um dos conceitos mais estudados sob o ponto de vista científico. Neste campo, destaca-se o papel positivo na saúde e como modelo de sustentabilidade alimentar. Desta forma, pode representar uma ferramenta de excelência a ser implementada no setor da indústria, da distribuição e da hotelaria. A forma como pode ser utilizada e como poderá potenciar uma melhor utilização para os consumidores será um desafio, pelo que esta Mesa Redonda se propõe a debater estas temáticas.
INTERVENÇÕES: Helena Real, APN | Vitor Sobral, AHRESP | Mónica Ventosa, APED | Pedro Queiroz, FIPA

Desafios 2023: Financiamentos e Poupança Energética no Canal Horeca
Conhecer as novas linhas de apoio e financiamento ao Turismo e refletir sobre a urgente necessidade de poupança e eficiência energética são os objetivos desta conferência na primeira edição da Lisbon Food Affair.
Perante o atual contexto inflacionista, com o aumento generalizado dos custos de produção que esmagam as margens de negócios e impossibilitam as empresas de cumprir as responsabilidades financeiras, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal promove a sessão técnica “Novos Financiamentos para a Atividade Turística” para apresentar a nova linha “Consolidar +Turismo”, bem como um conjunto de outros instrumentos de apoio financeiro que se encontram à disposição das empresas da restauração, similares e do alojamento turístico.

Tecnologias, práticas e certificação da maturidade digital
Data: 14 de Favereiro | 14H00/14H50
Local: auditório principal
Organizador: MONERIS

Experimentar antes de investir e como financiar a transformação digital
Data: 14 de Favereiro | 14H50/15H45
Local: auditório principal
Organizador: MONERIS

Digital e o impacto no sector alimentar
São 3 as temáticas a apresentar neste Painel, para um público-alvo que vai desde CIO’s numa perspectiva mais técnica, a CEO’s numa abordagem de gestão das empresas do sector alimentar, contemplando indústria, distribuição e retalho do sector alimentar. Vão focar-se temas e casos de sucesso portugueses, que exemplificam:
>Tendências e Oportunidades do Digital no sector da Alimentação
>O caso do Folheto Personalizado Modelo Continente no retalho alimentar
>Hiperpersonalização ao serviço de uma operação de Hotelaria no Grupo Pestana
INTERVENÇÕES: Pedro Lobo, Mário Alcântara, Pedro Vasques, João Almeida, INNOVAGENCY

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS PRR APROVADOS, EM QUE O COTHN-CC SE ENCONTRA ENVOLVIDO, NO ÂMBITO DAS INDICATIVAS EMBLEMÁTICAS DA AGENDA DA TERRA FUTURA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
Apresentação dos Projetos PRR aprovados até à data nas diferentes Iniciativas emblemáticas (Mitigação e Adaptação ás Alterações Climáticas; Agricultura 4.0; Territórios sustentáveis; Agricultura Circular; Excelência da organização da Produção).
INTERVENÇÕES: Sessão de Abertura: Rogério Ferreira*, DGADR | Mesa Redonda: Maria do Carmo Martins, COTHN-CC; António Ferreira, IPC/ESA; Maria do Céu Godinho, IPSantarém/ESA; António Marreiros, DGAPAlgarve; Rui Martins, Inestec; Mário Cunha, UP; Paula Simões, IPCB/ESA; Susana Carvalho, FCUP | Moderação: Custódia Correia, RNN/DGADR